Skip to main content
Excesso de pelos no corpo feminino: 4 causas desse problema

Excesso de pelos no corpo feminino: 4 causas desse problema

É um pelo ali e outro acolá que temos de remover. É sobrancelha, buço, virilha e diversas outras partes que, vira e mexe, precisam de manutenção. A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo. Porém, o excesso de pelos no corpo feminino pode ser o indicativo de alguma doença ou um problema com a saúde.

Portanto, se você tem mais pelos do que a maioria das pessoas, é necessário investigar a causa disso, ainda que você esteja confortável com eles. A maior quantidade de pelos pode esconder alguma patologia que precisa de tratamento e, quanto antes isso for identificado, melhor.

Essa quantidade exagerada de pelos no corpo da mulher é também chamada como hirsutismo. É muito comum, nesses casos, ver mulheres com pelos em locais que são mais normais em homens: rosto, barriga, costas e colo. Veja abaixo quais são os problemas que podem estar relacionados a isso!

Síndrome do Ovário Policístico

É uma condição bastante comum nas mulheres que faz com que os ciclos menstruais fiquem irregulares. Isso implica em duas coisas: não há ovulação mensal com regularidade e também os níveis de hormônios masculinos (andrógenos) estão mais elevados que o normal.

Essa síndrome ainda não está esclarecida pela ciência, mas é possível iniciar um tratamento eficaz e com bom prognóstico. Os contraceptivos (progesterona combinada com estrogênio) costumam ser comumente utilizados pelos médicos para regular a menstruação.

Os sintomas mais comuns são atrasos na menstruação (desde o primeiro fluxo), o aumento dos pelos na região do rosto, seios e até no abdômen, obesidade e acne.

Existem também casos mais graves, você precisa ficar atenta, porque pode haver um aumento significativo do desenvolvimento de diabetes e infertilidade. Veja mais nesse artigo super completo que fala sobre a doença.

Síndrome de Cushing

Nesse caso, há uma elevada concentração de cortisol (o hormônio do estresse) na corrente sanguínea. O cortisol é visto como uma substância maléfica, já que está intimamente relacionado ao acúmulo de células de gordura em regiões indesejáveis e também à perda de massa muscular.

Apesar disso, o cortisol é extremamente importante para a saúde, mas deve estar em quantidades certas para oferecer seus benefícios. Quando esse aumento hormonal torna-se crônico, é chamado de Síndrome de Cushing que, além do excesso de pelos, pode apresentar os seguintes sinais e sintomas: emagrecimento, estrias na pele, depósito de gordura em locais específicos, entre outros.

Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC)

Aqui há justamente o contrário da Síndrome de Cushing: ocorre um bloqueio na produção do hormônio cortisol. Ou seja, a glândula suprarrenal, responsável pela produção dessa substância, se torna incapaz de cumprir essa função.

Essa condição é causada pela mutação do gene que forma a enzima produtora do cortisol. A falta dela promove o aumento de hormônios masculinos e, por causa disso, mulheres com HAC possuem mais pelos do que a maioria.

A doença é identificada já no Teste do Pezinho e o tratamento ajuda no controle metabólico. Ele consiste em medicamentos administrados via oral três vezes ao dia.

Medicamentos específicos

Alguns medicamentos podem provocar o exagerado crescimento de pelos nas mulheres. Remédios para tratar a endometriose, por exemplo, estão na lista. Outros que contenham substâncias como fenitoína, testosterona, ciclosporina, danazol, entre outros, também fazem parte desse grupo.

Nem sempre o excesso de pelos no corpo feminino é causado por alguma doença. Além disso, se for consequência do uso de medicamentos e você não puder substituí-los, a solução é fazer depilação com frequência. Nesse caso, a depilação a laser pode ser resposta para todos os seus problemas, já que ajuda na remoção de boa parte dos pelos por um longo período de tempo.

Você tem problemas com excesso de pelos? Conte pra gente como conseguiu resolver! Deixe um comentário e nos siga nas nossas redes sociais para não perder os conteúdos!

Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nilton
21/04/2019 17:15

Muito bom seu Artigo!
Parabéns!!

Jean
16/05/2019 04:38

muito bom seu artigo me ajudou muito, estava procurando por isso.

Juliane Queiroz do Nascimento

Muito obrigadoooo! Maravilhada estou, sempre com dicas e informações que salvam a gente, vocês são demais meus amores, parabéns para vocês.

Leticia
Leticia
08/01/2020 01:18

Oi, tenho excesso de pelos bem exagerado, barriga, costas, queixo, etc… Tenho tanta vergonha não sei oq fazer e se eu disser a minha família eles vão dizer que é bobagem 😭

Lisa
09/01/2020 09:56
Responder para  Leticia

Olá Leticia, eu entendo você! Que fique claro que é muito comum mulheres terem excesso de pelos no corpo, se é uma questão para você, é bom você conversar com pessoas próximas para que eles entendam seu ponto sobre isso e ajudarem você com um tratamento. A depilação a laser pode ser uma grande aliada nesse caminho. Chame sua família para conversar e faça-os entender como se sente, garanto que será super benéfico a todos vocês, ainda mais para você! 💚